Nota Técnica

Nota Técnica #14 – Lula elegível: a disputa nas redes sociais

No dia 8 de março, última-segunda-feira, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As decisões são referentes ao julgamento feito pela Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com essa decisão, Lula tornou-se elegível nas próximas eleições. Não à toa, a decisão do ministro se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais.

No Facebook predominaram postagens criticando ou desqualificando a decisão e a própria atuação do ministro. O levantamento indica que as postagens de páginas públicas com esse tom foram responsáveis por 59% dos compartilhamentos totais sobre o tema contra apenas 26% de compartilhamentos de postagens elogiando ou comemorando a decisão. Já no Twitter ocorreu o inverso, o volume de retweets favoráveis a decisão correspondeu a 60% do total. Dois dias depois, o discurso de Lula também mobilizou as redes sociais. Nessa ocasião, a direita liberal optou por criticar não apenas a absolvição de Lula, mas também o governo Bolsonaro e, assim, se aproximou da esquerda.

Autores: Carolinne Pinheiro, Gabriel Félix, Márcio Moretto e Pablo Ortellado

Repercussão: A Pública

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional.

Download

fachin