Estudo fruto de parceria entre os projetos Eleições Sem Fake, do Departamento de Ciência da Computação, da UFMG, eMonitor do Debate Político no Meio Digital, da USP, analisou 2.108 áudios que circularam entre os dias 24 e 28 de março, em 522 grupos públicos de Whatsapp, com a participação de mais de 18 mil usuários ativos. Entre os 20 áudios com maior circulação, cinco negam a gravidade do Covid-19 (Coronavírus) — quatro deles estão entre os 10 mais compartilhados. Segundo estes áudios, com supostos depoimentos de médicos e testemunhas, as CTIs estão vazias, as funerárias estão sem corpos e os mortos por acidente estão sendo contabilizados como mortos pelo vírus. Esses cinco áudios são responsáveis por 35% dos compartilhamentos totais da amostra analisada.
Coordenação da pesquisa: Fabrício Benevenuto (UFMG), Philipe Melo (UFMG), Pablo Ortellado (USP) e Ana Luiza Aguiar (USP)
Repercussão: Fantástico (Globo)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional.
NT7-audios-em-grupos-de-Whatsapp-negam-mortes-por-coronavirus
Recent Comments