Pesquisa de Opinião

Mobilização Nacional em Defesa da Democracia por Eleições Livres 11/08/22

No dia 11 de agosto, entrevistamos 595 pessoas que participaram de manifestação em defesa da democracia na Avenida Paulista em São Paulo. Medimos identidade política, intenção de voto, opinião sobre a crise da democracia, polarização afetiva e tolerância com o uso da violência. Fizemos abordagens aleatórias em toda a extensão da manifestação, das 17 às 20 horas. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa encontrou um elevado índice de polarização afetiva entre os manifestantes. Solicitados a dar uma nota de 0 a 10 para o quanto desgostam/ gostam de bolsonaristas, a nota média foi 1,01. 94% confiam no resultado das urnas eletrônicas, 76% acreditam que há risco de golpe caso Bolsonaro perca as eleições e 30% consideram justificado o uso de violência para impedir a vitória de Bolsonaro. 44% votaram em Haddad e 90% se consideram de esquerda. 39% têm renda superior a 5 salários mínimos.

Coordenação: Pablo Ortellado e Márcio Moretto

Repercussão na imprensa: O Globo

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional.

Download

Relatório-Manifestação-pela-democracia-11-de-agosto-1