Quem Somos

O “Monitor do debate político no meio digital” é um projeto de pesquisa realizado desde 2016 pelo Grupo de Politicas Públicas para o Acesso à Informação (GPoPAI) com sede na USP Leste. O projeto investiga a polarização do debate político por meio de pesquisas de opinião e da análise do conteúdo político de abrangência nacional que circula nas quatro maiores plataformas de redes sociais: Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.

São considerados temas políticos de abrangência nacional tudo o que diz respeito aos três poderes no âmbito nacional, não apenas as suas ações próprias, como também as tentativas de influenciá-los; além disso, consideramos também como temas políticos nacionais os debates sobre modelo econômico e política externa, as iniciativas, campanhas e debates dos movimentos de estudantes, camponeses, trabalhadores, LGBT, feminista, negro e indígenas, migração, drogas, direitos humanos, insurgências políticas armadas, direitos dos animais e ambientalismo e os movimentos que defendem a família tradicional, a liberdade religiosa, os valores conservadores, a posse de armas, o aumento de punições e combatem a corrupção, o aborto e a ideologia de gênero. Consideramos também como política os debates conceituais e ideológicos sobre esses temas.

Para realizar o monitoramento, são mantidas bases de dados de perfis criteriosamente selecionados entre os maiores que tratam de política em âmbito nacional. Essas bases são constantemente atualizadas e no momento (abril de 2020) são formadas por 214 sites de notícias (83 posicionados à direita, 77 à esquerda e 54 não posicionados), 532 páginas de Facebook (257 de direita, 226 de esquerda e 49 de veículos de imprensa), 237 perfis no Instagram (123 de direita e 114 de esquerda),  156 perfis de veículos de imprensa no Twitter (50 posicionado à direita, 60 à esquerda e 46 não posicionados) e 451 canais de YouTube (ainda não classificados). O conteúdo produzido por esses perfis é monitorado diariamente por meio de ferramentas comerciais e softwares desenvolvidos pelo grupo de pesquisa. Atualmente o grupo tem capacidade de buscar o material monitorado por data, título e conteúdo, além de ordená-lo por uma série de métricas (curtidas, compartilhamentos, número de comentários etc.) ou agregá-lo por categoria.

Este site contém os resultados das pesquisas de opinião e das análises publicadas em formato de matérias jornalísticas, relatórios, artigos ou notas técnicas. Outras análises, publicadas em formato de postagens, podem ser encontradas em na página do Facebook do projeto — que é também o canal de comunicação com o grupo.